280 Art Boulevard

280 Art Boulevard

No 280 Art Boulevard, buscamos criar um edifício que se destacasse de forma absolutamente singular em seu entorno. Características únicas como a geometria do terreno, o programa e a localização, fazem deste projeto um marco irreplicável para a cidade de São Paulo, e trazem consigo uma grande responsabilidade em entregar um design que honre a todas elas. 

Tudo começou através de um concurso, o qual vencemos com um design cuidadoso e inovador, desenvolvido em parceria com a Gensler. Por meio de um processo intenso de colaboração entre diversas disciplinas, liderado pela nossa equipe de design, esse projeto fundamentado em exploração e experimentação resultou em um edifício memorável, uma escultura na paisagem urbana de São Paulo. 

Localizado na Avenida Cidade Jardim, uma região marcada pela forte presença cultural, o edifício está próximo a importantes instituições como o Solar Fábio Prado, o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), a Casa Museu Ema Klabin e a Casa Museu Fulvio Pennacchi. Com uma curadoria de arte personalizada, o projeto integra obras de arte em todas as áreas comuns, incluindo trabalhos de artistas como [nomes]. Uma escultura instalada no ponto focal do projeto será escolhida por meio de um concurso, compondo, junto à forma do edifício, um novo cartão-postal para a cidade.

A forma do edifício se inspira em um loop, um infinito de vistas em 360˚, adaptando-se à geometria do terreno e unindo o arborizado e tranquilo Jardin Europa ao altamente urbanizado e vibrante Itaim Bibi. Um envelope de brises com aberturas móveis envolve o edifício como um véu, definindo sua identidade e protegendo as áreas íntimas dos apartamentos. Desenvolvido exclusivamente para este projeto com o auxílio de ferramentas paramétricas, esse sistema cria um padrão dinâmico que revela ou oculta os interiores conforme o ângulo de observação.

Uma diferença na forma das plantas de cada andar configura um cânion central, valorizando as áreas comuns e criando uma conexão com os jardins circundantes, como o do Museu da Casa Brasileira. O paisagismo dos terraços escalonados, composto de espécies nativas, ajuda a definir seu contorno e emoldurar a paisagem a partir de seu interior.

Cada apartamento, ocupando um andar inteiro, é único, acompanhando a geometria do edifício, mais largo no pódio, afinando-se à meia altura e voltando a se expandir próximo ao topo, coroado por uma cobertura duplex com vistas privilegiadas. Essa estrutura complexa representou um grande desafio para a equipe, superado com o uso de pilares inclinados, que variam de diâmetro conforme a forma do edifício, e lajes protendidas, que eliminam apoios intermediários e permitem total liberdade na configuração das plantas.

Concebido como uma verdadeira escultura, a silhueta do 280 Art Boulevard se destaca no horizonte, configurando um projeto memorável não só para seus residentes como também para a cidade de São Paulo.  

Ficha Técnica

Localidade: São Paulo
Área: 27.440m²
Cliente: Benx

Projeto de Arquitetura: Zien + Gensler
Construção: RFM